QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS FISCAIS AO TRABALHAR COM UMA TRADING COMPANY?

Em um mundo cada vez mais globalizado, onde as fronteiras comerciais se tornam cada vez mais fluidas, as empresas buscam continuamente por estratégias que possam otimizar sua rentabilidade. O sistema tributário associado às operações internacionais pode ser complexo e difícil de entender, à primeira vista. Contudo, com a ajuda de uma Trading Company experiente, as empresas podem aproveitar ao máximo os benefícios fiscais disponíveis via Trading

Aqui entra então a expertise das Trading Companies, que não só é de conhecimento técnico e experiência prática. Uma Trading Company também possui uma compreensão profunda das particularidades legislativas e regulamentações aduaneiras, incluindo benefícios fiscais. 

Acompanhe a seguir o que temos a compartilhar sobre esse assunto tão complexo e tão importante para a sua estratégia de importação. 

Desafios do importador brasileiro 

Ao se lançar no palco do comércio internacional, o importador brasileiro se depara com um caminho que apresenta algumas dificuldades. Dentre esses desafios, dois se destacam: a carga tributária elevada e a complexidade burocrática. 

De fato, o Brasil, infelizmente, carrega a fama, talvez justa, de ter um dos sistemas tributários mais complicados do mundo.  

A complexidade e a quantidade de impostos sobre importações podem ser esmagadoras, tornando a previsão de custos uma tarefa árdua. Além disso, as leis e os regulamentos brasileiros sobre comércio exterior frequentemente são dotados de uma linguagem ambígua, que adicionam uma camada extra de dificuldade ao processo.

Por que importar via Trading Company? 

Empresas que se caracterizam como Trading contam com equipes experientes e, por isso, aliam o conhecimento à prática de mercado.  

Podemos dizer que optar por importar via Trading Company facilita o processo de uma forma geral, pois a expertise de uma Trading é essencial para lidar com os desafios de uma negociação internacional, bem como o planejamento e a execução de uma importação.

Com a ajuda de uma Trading Company, por exemplo, você que trabalha com produtos importados, poderá ter a certeza de que sua mercadoria será transportada de forma segura, respeitando todos os regulamentos e exigências legais. 

Para uma visão mais aprofundada das vantagens em utilizar uma Trading Company na sua estratégia de importação, recomendamos a leitura do artigo publicado anteriormente em nosso blog. Para acessá-lo, clique aqui

Como funciona o processo de importação via Trading Company? 

De maneira geral, a importação via Trading Company acontece de forma indireta. Acompanhe a explicação a seguir. 

A importação direta é uma modalidade em que a empresa importadora tem contato direto com o fornecedor estrangeiro. Por exemplo, imagine uma fábrica de móveis brasileira que deseja importar madeira de lei de um fornecedor na Malásia.  

Se o método para realizar essa compra for a importação direta, a fábrica importadora negociará diretamente com o fornecedor malaio. Além disso, ela cuidará do pagamento, da logística de transporte, do desembaraço aduaneiro e de todas as outras etapas envolvidas na importação.

Caso a fábrica contrate uma Trading para apoiar esse processo, a importação será indireta. Neste cenário, ao invés de lidar diretamente com o fornecedor malaio, a fábrica contratada se encarregará de todas as etapas da negociação com o fornecedor. Ademais, ela irá cuidará do pagamento, da logística de ponta a ponta, do desembaraço aduaneiro e de todas as demais responsabilidades desta operação.  

É possível obter benefícios fiscais na importação via Trading? 

Certamente, é possível obter benefícios fiscais significativos ao importar via Trading. Porém, os benefícios fiscais podem variar, de acordo com o tipo de mercadoria importada e o estado federativo em que a empresa está localizada.  

Os benefícios fiscais mais comuns englobam o diferimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Assim sendo, a Trading Company obtém o adiamento do pagamento desse imposto, para uma etapa posterior da comercialização.  

Ademais, pode haver a redução do ICMS na comercialização de determinadas mercadorias, o que diminui o montante do imposto a ser recolhido. 

Existe ainda o benefício do crédito presumido do ICMS, que permite às empresas calcular o imposto devido com base em uma alíquota menor que a usual. Em certos casos, pode-se obter a isenção total do ICMS na importação de máquinas e equipamentos destinados à produção industrial. 

Por fim, todos esses benefícios fiscais resultam em economias significativas que, tornam a importação via Trading uma opção atraente para empresas que buscam maximizar sua rentabilidade nas operações de importação. 

A Hbex facilita o seu acesso aos benefícios fiscais para importação 

A estratégia de utilizar os benefícios fiscais em operações de importação é fundamental para empresas que buscam otimizar suas operações comerciais.  

Ao contar conosco, será possível reduzir custos e ganhar um diferencial competitivo no cenário de mercado globalizado. Para conhecer mais detalhadamente nossos serviços, clique aqui

Compartilhe

Mais posts

COMPLEXOS PORTUÁRIOS DO BRASIL

A infraestrutura logística e portuária do Brasil é bem desenvolvida, com os mais diversos tamanhos e instalações. Os portos são responsáveis por movimentar centenas de

Abrir Whatsapp
Precisa de ajuda?
Olá 👋
Como podemos te ajudar?