Dentre as formas de exportação existentes, a exportação indireta muitas vezes é a menos conhecida pelos exportadores. Mas, afinal, o que é exportação indireta? E como ela pode auxiliar no crescimento dos negócios de uma empresa trazendo melhores resultados?
As respostas para essas e outras perguntas relacionadas é o que você vai encontrar no texto abaixo.
Ao término dessa leitura esperamos que você tenha entendido quais as vantagens de optar por esse tipo de operação e como as Trading Companies podem facilitar todo o processo.
O que é exportação indireta?
As exportações indiretas ocorrem quando o exportador contrata uma Trading Company para efetuar o envio dos materiais aos clientes no exterior. Nesse caso, a transação internacional será realizada pela Trading, que fará a compra dos produtos para fins de exportação e, portanto, o fabricante do produto não terá relação direta com o importador.
Quais as vantagens da exportação indireta?
Esse tipo operação pode trazer muitas vantagens ao fabricante brasileiro. Afinal, operações de exportação devem observar a legislação e, se não há expertise para isso, tampouco a intenção em desenvolver uma equipe para comercializar os produtos mundo afora, a exportação indireta é a opção mais interessante.
Na prática, o fabricante realiza uma operação de venda do produto para a Trading Company utilizando uma nota fiscal de saída interna, do tipo “remessa com fim específico de exportação”. Podem ser utilizadas, neste caso, os CFOP 5501, 5502, 6501 e 6502 (Código Fiscal de Operações e de Prestações).
A Trading Company será a efetiva exportadora e, por isso, caberá a ela a realização dos trâmites burocráticos para que o envio ao cliente no exterior ocorra. No momento em que ela efetuar a emissão da nota fiscal para a exportação, o CFOP a ser utilizado deverá ser o 7501.
Embora, as Tradings sejam mais conhecidas e associadas aos processos de importação, esse tipo de empresa também atua em processos de exportação, elas são empresas especializadas em operações ligadas ao comércio exterior e certamente possuem o conhecimento necessário para a concretização deste tipo de operação.
O produtor pode se favorecer de benefícios tributários de uma exportação, visto que pela legislação a maioria deles se destina a ele.
Um ponto importante a ser considerado para que esse tipo de operação ocorra é a necessidade de que ambas as empresas estejam habilitadas no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros). Ou seja, tenham o cadastro ativo na Receita Federal para operar no comércio exterior.
Por que optar pela exportação indireta?
As Trading Companies são empresas com muita experiência no comércio exterior e é justamente por isso que a exportação indireta é uma excelente opção para produtores sem o conhecimento técnico necessário para exportar diretamente.
De modo geral, a Trading disponibilizará seu time de profissionais qualificados para apoiar as atividades operacionais e táticas, incluindo a própria comercialização internacional da mercadoria em questão.
Você, como fabricante, terá muitas vantagens ao decidir por uma exportação indireta, dentre elas a promoção internacional da sua marca. E isso quer dizer maior visibilidade ao produto.
A diversidade de clientes que a exportação traz ao produtor nacional também faz com que as operações sejam mais fortalecidas.
Assim, não haverá dependência de um único mercado – nesse caso o interno. Isso é importante, especialmente em momentos de turbulência financeira em uma determinada região.
Maior diversidade de clientes acaba resultando em uma estabilidade maior para os produtores.
Como a Trading Company ajuda na exportação indireta?
Inicialmente, uma Trading Company pode ajudar a reduzir os custos de uma exportação direta.
Como falamos, as Trading Companies são empresas experientes no comércio exterior e podem auxiliar na negociação de serviços operacionais, tais como transporte.
Isso é vantajoso porque o foco não está apenas em melhorar a margem de lucro dos fabricantes, mas também em realizar as atividades operacionais de forma ágil e eficaz.
Intermediação com o importador
Nem sempre a negociação comercial é uma parte “fácil” quando se trata de negociar compra e venda de mercadoria.
No comércio exterior isso é agravado por alguns fatores, entre eles idioma, cultura e diferentes hábitos entre compradores e vendedores.
Afinal, são negociações realizadas entre pessoas de países diferentes. Por isso, contar com profissionais experientes no mercado internacional e habituados a esse tipo de situação pode ser muito benéfico ao exportador.
O poder de negociação de um profissional qualificado pode ser um grande diferencial para o negócio a ponto de determinar a diferença entre lucro e prejuízo.
Experiência em prospectar mercados externos
Além de já estarem habituados a negociações e termos utilizados no comércio exterior, as Tradings podem auxiliar aos exportadores a encontrarem novos mercados e formas de divulgar seus produtos no exterior.
Isso resulta em aumento nas vendas ou, até mesmo, vendas por melhores preços. Outro bom resultado é a inserção em novos mercados e o posicionamento de marca.
Afinal, a busca do novos clientes ou nichos de atuação nem sempre é fácil e as Trading Companies podem “encurtar” esse caminho. Dessa forma, sua empresa pode aproveitar o melhor do comércio exterior e ainda evitar uma série de contratempos, especialmente por falta de conhecimento ou erro nas operações.
Networking
Em um mundo cada vez mais ágil e interligado, as conexões, ou o chamado networking, podem fazer a diferença.
Por serem empresas especializadas no comércio exterior e com vasta experiência as Tradings Companies mantêm uma grande rede de contatos.
Isso facilita o acesso a mercados diferenciados, agentes especializados ou nichos de vendas inexplorados.
Por isso, além delas auxiliarem o exportador a entender melhor o que é exportação indireta, elas podem fazer diferença nos resultados comerciais da empresa.
Assessoria em comércio exterior
Somado a tudo isso, as Tradings Companies auxiliam o exportador na parte prática da exportação porque conhecem o Regulamento Aduaneiro.
Dessa forma, a assessoria em comércio exterior vai, além de executar tarefas operacionais como a elaboração de documentos importantes (tais como Conhecimento de Embarque e DU-E), a Trading pode oferecer apoio em assuntos burocráticos relacionados à solicitação e concessão de certificados e licenças, caso necessário.
Ou seja, respondendo à pergunta inicial: pode-se dizer que exportação indireta é uma forma facilitada e intermediada de desenvolver as exportações de uma empresa, desde a parte prática e burocrática até a melhora das negociações entre vendedor e comprador.
Tudo isso visa facilitar o processo de exportação e, por consequência, melhorar os resultados do negócio.
Internacionalize o seu negócio com a Hbex
Agora que você já viu o que é exportação indireta, saiba que a Hbex pode auxiliar sua empresa nestes e em outros processos.
Visite nosso site, conheça nossos serviços e saiba como podemos auxiliar a sua empresa a crescer ainda mais no mercado internacional.
Experimente todos os benefícios de realizar uma exportação indireta para as negociações e conte com os melhores profissionais para auxiliar sua empresa nesse processo.
Com os serviços da Hbex sua empresa se torna mais competitiva no mercado internacional.