Mercado Internacional: primeiros passos para exportar
Exportar no mercado internacional conta com regulamentos específicos em qualquer parte do mundo, e é justamente por isso que a internacionalização pode ser um assunto de complexo entendimento.
Caberá ao exportador conhecer as regras dos outros países onde seus futuros clientes estão localizados e, para atingir tal objetivo, é preciso investir em planejamento e pesquisa de mercado. Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo especial que contempla grande parte do que você precisa saber sobre o início da jornada exportadora.
Esperamos que ao término desta leitura você, enquanto analista de comércio exterior, esteja apto a opinar sobre esse assunto de forma tranquila a ponto de encorajar os tomadores de decisão a percorrerem o caminho internacional.
Acompanhe!
Por que vender no mercado internacional?
A possibilidade de fabricar um produto no Brasil e enviá-lo para qualquer canto do mundo é o sonho de muitos empresários. Isso porque a venda internacional é uma forma de dobrar ou triplicar o faturamento, visto que o real é uma moeda desvalorizada frente ao dólar e ao euro – as moedas oficiais para qualquer transação internacional.
Além disso, a possibilidade de atingir maiores níveis de participação no mercado internacional ao exportar é animadora. Afinal, o “market share” está diretamente relacionado à relevância da marca que, por sua vez, colabora, mesmo que indiretamente, para a lucratividade da empresa.
Aumento de vendas
Uma outra motivação para a exportação se dá em função do aumento de vendas, pois a venda internacional conta com características de escala. Como, por exemplo, pedidos com quantidade mínima.
Entretanto, embora a exportação seja um indicativo de que a empresa fabricante terá que lidar com um maior volume de vendas, isso acontecerá de maneira gradual à medida que os novos clientes estiverem satisfeitos.
O início da jornada exportadora conta com envio de muitas amostras e, portanto, é um caminho a ser percorrido com paciência e foco nos esforços relacionados à qualidade do produto. Somente depois de fidelizar os novos clientes é que o aumento de vendas será notado.
Siga confiante de que o esforço será recompensado.
Maior segurança contra crises
A instabilidade econômica do Brasil é um convite à exportação, pois a captação de recursos financeiros será feita em outros países.
Nesse sentido, entendemos que o investimento em expansão internacional é uma estratégia fundamental para driblar crises econômicas e colaborar para a sustentabilidade financeira da empresa exportadora.
Credibilidade de possuir produtos exportáveis
Certamente você já percebeu alguns rótulos contendo frases como “qualidade exportação” ou “tipo exportação”, certo?
Usualmente os padrões internacionais de qualidade são mais rígidos, por isso um produto exportável tem mais credibilidade no mercado doméstico.
Primeiros passos para exportar no mercado internacional
Os primeiros passos para trilhar o caminho internacional são os mais desafiadores, pois esse processo inicial envolve bastante investimento de tempo acerca do tema.
Para facilitar, compilamos o que é imprescindível saber para começar a exportar no mercado internacional.
Saiba quais são os custos de exportação
Triplicar o faturamento é o objetivo de muitos, porém, não é algo fácil. Afinal, o processo de exportação contempla custos a serem considerados, e mesmo que a exportação receba incentivos fiscais, existem custos operacionais que não podem ser esquecidos.
Sendo alguns deles:
- Tarifa básica para processar pagamentos internacionais. Essa taxa não é cobrada por todas as instituições financeiras, mas é um custo esperado visto que a maioria dos bancos a consideram nos contratos de fechamento de câmbio;
- IOF (Imposto sobre Operações Financeiras): independentemente da quantia, sempre que há uma transferência internacional, o IOF é devido. Na prática ele representa um percentual sobre a quantia transacionada. No ano de 2022 esse percentual é de 6,38%;
- PTAX: trata-se da taxa de câmbio. Ela é calculada conforme a média das cotações apuradas pelo BACEN (Banco Central do Brasil) a partir de consultas aos dealers de câmbio, que nada mais são do que instituições financeiras credenciadas pelo Tesouro Nacional com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico.
Defina capacidade de produção e preço
A capacidade produtiva está diretamente relacionada com a infraestrutura do parque fabril. Ou seja, é impossível se preparar para exportar sem ter certeza de que a fábrica dará conta de atender ao mercado internacional.
Dessa forma, a capacidade produtiva também se relaciona com a formação de preço de venda para exportação. Isso porque, se para atender determinada demanda for preciso adquirir mais máquinas ou contratar mais pessoas, tais investimentos deverão ser considerados no preço de custo que, por sua vez, influenciará no preço de venda.
O preço de venda deve ser analisado com bastante atenção, pois o método logístico será totalmente diferente do método praticado no mercado nacional e isso significa que a base de cálculo de uma exportação sofrerá alterações em comparação com a venda nacional.
Para saber mais como formar o preço de venda, acesse o simulador de preços para exportação disponibilizado no site do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).
Pesquisar os mercados favoráveis aos produtos
Não é qualquer mercado que necessita daquilo que você tem para oferecer. Por isso, a pesquisa de mercado é fundamental.
Indicadores econômicos, políticas aduaneiras e concorrência são fatores que não podem passar em branco na sua pesquisa.
Além disso, é preciso compreender a forma como o seu futuro consumidor se comporta frente aos desafios econômicos e principalmente, se informar sobre a política externa do país em que ele se encontra.
Adeque o produto ao mercado internacional
Adequar o produto para exportar no mercado internacional não significa que você terá que modificá-lo tecnicamente. Nesse caso, basta realizar certas melhorias para atender a necessidades específicas do novo perfil de cliente.
Por exemplo, alemães e toda a cultura germânica são extremamente exigentes quanto à aparência do produto, já os peruanos estão mais preocupados com a funcionalidade. Além do custo da embalagem, será preciso adaptar o idioma dos manuais e contabilizar o custo relacionado à certificação de segurança e selos de qualidade do país que sedia a nova clientela.
Considere os custos operacionais logísticos
O custo logístico como um todo é de extrema relevância para a exportação.
Mesmo que o frete seja pago pelo importador, a sua equipe precisará de know-how suficiente para suportar o processo de exportação e isso inclui três fatores:
- Conhecimento sobre o método de transporte mais indicado ao produto;
- Expertise em relação às melhores rotas para o destino da sua exportação; e
- Emissão da documentação internacional.
A HBEX lhe ajuda a exportar no mercado internacional
Trabalhamos com o propósito de apoiar a internacionalização de nossos clientes como se fossem nossas, pois somos movidos pelo desejo de conectar pessoas de várias partes do mundo.
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