QUANDO COMEÇAR A IMPORTAR, E O QUE É NECESSÁRIO PARA ISSO?

Não há dúvidas que buscar mercados internacionais é sinônimo de maiores níveis de competitividade, entretanto, a decisão de começar a importar não pode ser tomada da noite para o dia.  

É preciso expertise para garantir o sucesso durante as pesquisas de mercado e a busca por novos fornecedores mundo afora. Afinal, por mais simples que pareça, negociações internacionais tendem a ser complexas e repletas de detalhes burocráticos. 

Se você está ingressando agora no comércio exterior, não deixe de ler o artigo que preparamos.  

Continue conosco! 

Por que importar é uma boa ideia? 

É impossível falar sobre importação sem falar em vantagem competitiva já que essa é uma das alternativas mais comuns para garantir diferencial através da inovação. 

Sem sombra de dúvidas, o Brasil ainda não é referência em tecnologia e, por isso, o ato de importar produtos mais sofisticados do que os disponíveis na indústria nacional poderá ser uma enorme vantagem para alavancar o seu  portfólio e estar à frente da concorrência. 

Quando começar a importar? 

Começar a importar é uma decisão muito importante para o negócio. Apesar do medo que muitos empresários têm em relação à importação, um planejamento bem-feito irá revelar a viabilidade da operação. 

Isso porque, por exemplo, talvez a sua planilha de custos revele que a quantidade mínima para prosperar ao preço necessário é muito superior ao espaço disponível nas prateleiras do seu estoque e, com isso, será preciso investir na terceirização de espaço.  

Tal decisão poderá onerar seu orçamento e levar a esforços adicionais como a ampliação de espaço.  

Tudo isso deve ser analisado e friamente calculado para que a operação que poderia ser vantajosa não se torne onerosa demais. Afinal, é preciso comparar o preço de custo e o preço de venda para obter a margem de lucro desejada e assim alavancar o negócio.  

O que preciso para começar a importar? 

Antes de mais nada é preciso muita experiência!  

Quando o assunto é produto para consumo, invista em amostras e explore todas as possibilidades de uso, pois isso vai garantir que você, enquanto importador, adquira a experiência necessária para tornar a experiência do seu cliente mais agradável possível, mas se você está se posicionando enquanto revendedor, garanta o conhecimento de mercado necessário para seguir em frente.  

Veja a seguir dicas valiosas para o seu pontapé inicial.  

Conhecer o produto que deseja 

Antes de começar qualquer atividade, conheça o produto que você está pretendendo importar. Neste sentido, alertamos que alguns necessitam de Licença de Importação (LI), tais como medicamentos, brinquedos e eletrodomésticos.  

A LI (como é popularmente conhecida) é uma condição do tratamento administrativo de mercadorias controladas como acabamos de mencionar. Portanto, se esta for pré-requisito para importação de algum item do seu embarque, saiba que a ausência do licenciamento é sinônimo de infração aduaneira e, além de multa, todo o carregamento será retido até que a regularização aconteça.  

Salientamos ainda que o licenciamento depende da análise técnica de órgãos anuentes, tais como:

  • ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária);
  • MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento); e
  • INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).  

Obviamente, o tipo de produto influenciará no órgão anuente que fará a análise, por isso, recomendamos que você tenha certeza se aquilo que quer importar necessita de licenciamento.  

Para tanto, tenha em mãos a NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) do produto e acesse a área de tratamento administrativo geral na sessão de consultas web do SISCOMEX.

Dessa forma você conseguirá pesquisar sobre o tipo de encaminhamento que a mercadoria exigirá na alfândega, detalhes do tratamento administrativo e, em caso de licenciamento, a informação sobre qual é o órgão anuente responsável pela análise técnica. Para maiores informações clique aqui.  

Ter experiência de mercado 

Se você quer começar a importar e está em busca de produtos para revenda, tudo o que você precisa é ter experiência de mercado. Assim, conhecer a fatia do mercado que pretende atuar e conhecer os concorrentes é fundamental.  

Além disso, saiba que revendedores inexperientes não são boas referências em determinado segmento porque não se tornaram autoridade no assunto. Além de investir em uma excelente reputação, comunique tudo o que você sabe sobre o assunto nas suas redes e não se esqueça que estratégias de marketing digital são boas aliadas para este fim. 

Estar em dia com o fisco para obter o RADAR 

Quando o assunto é finanças, o fisco é a autoridade máxima do país, pois cabe a ele controlar e fiscalizar o recolhimento de impostos.  

Parece óbvio, mas é sempre bom esclarecer que empresas endividadas ou em processos de investigação tributária não estão em dia com este órgão, logo, não poderão ser habilitadas no RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).  

Para se tornar importador em grande escala você precisará dessa habilitação em uma das três categorias de habilitação disponíveis, conforme abaixo:  

  1. Expressa: para Pessoa Jurídica constituída sob forma de sociedade anônima ou de capital aberto, com ações negociadas em bolsas de valores, mercado de balcão e suas subsidiárias integrais, ou empresa pública / sociedade de economia mista;
  2. Limitada I: até 50 mil dólares/semestre;
  3. Limitada II: até 150 mil dólares/semestre; 
  4. Ilimitada: como o nome já diz, essa categoria não conta com valores pré-definidos para importação; 

Para obter o RADAR é preciso solicitar diretamente no site oficial do Portal Único de Comércio Exterior, mas para isso é necessário um certificado digital e-CPF. 

Ser bem assessorado por uma Trading Company 

É de extrema importância que você esteja ciente sobre os possíveis riscos e prejuízos da atividade de importação antes de começar a importar. Afinal, simples erros na documentação dão motivo para multas e estas, por sua vez, podem variar em função do valor da sua fatura.  

Portanto, não abra mão de investir em assessoria aduaneira. A escolha de um parceiro competente com anos de experiência não é pré-requisito para importar, no entanto, minimiza as chances de contratempos e desembolsos desnecessários com multas durante o processo.  

A Hbex vai lhe ajudar a importar!

Agora que você já percebeu que começar a importar não se resume em uma simples compra, entre em contato com o nosso time.  

Além de garantir a coerência nos documentos oficiais do seu embarque, nós da Hbex estamos dispostos a lhe ajudar na redução de custos operacionais e tributários da sua operação. Temos mais de uma década de experiência no mercado. 

Se precisar de assessoria aduaneira, não pense duas vezes antes de nos contatar!  

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