Se havia dúvidas sobre a importância da logística internacional, a pandemia de Covid-19 eliminou de uma vez por todas qualquer questionamento.
Inegavelmente, os países precisaram correr ao máximo com suas exportações e importações a fim de levar insumos, medicamentos e vacinas de um lugar do mundo para outro em velocidade recorde.
Uma empresa que se programa bem pode economizar muito dinheiro em logística internacional ou, na pior das hipóteses, gastar muito dinheiro, já que a diferença de preço entre modais é altíssima.
Assim, sem dúvidas, um planejamento malfeito pode fazer com que o importador embarque um carro no modal aéreo sendo que ele poderia ser enviado no marítimo, que representa um custo cerca de 20 vezes menor em um caso como esse. E este artigo irá preparar você para identificar essas situações.
O que é logística internacional?
A logística internacional é a arte de transportar uma carga de um país para outro, mantendo sua integridade, da maneira mais rápida possível e com o menor custo alcançável.
Assim sendo, ela é indispensável para empresas que importam e exportam e está presente em praticamente tudo que um país produz.
É um diferencial competitivo para a sobrevivência ou crescimento de uma corporação, principalmente durante as crises, como a pandemia, em que uma carga precisa ser exportada ou importada e imediatamente um grupo de pessoas se engajam para fazer com que aconteça.
Normalmente, os donos da carga não são empresas de logística, portanto, eles terceirizam o serviço com:
- armadores;
- companhias aéreas;
- agentes de cargas;
- despachantes;
- empresas de assessoria; ou
- Trading Companies.
Que empresas fazem logística internacional?
A importância da logística internacional abrange desde a construção de um planejamento de importação até a execução do projeto, por exemplo, de uma carga simples via remessa expressa (courier) ou até a construção de uma fábrica inteira (cargas projeto).
Armadores
São as empresas que operam os navios. Elas nem sempre são donas dele, mas possuem o direito de ocupar o espaço na embarcação. Nesse sentido, atendem o importador e exportador diretamente ou via intermediários.
A saber, eles podem ser classificados em 3 tipos:
- Proprietários, que comercialmente exploram um navio de sua propriedade;
- Gerentes, que operam navios de terceiros;
- Locatários, conhecidos também como afretadores – que recebem uma autorização para administrar navios de outras empresas.
NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier)
Empresa que consolida vários pequenos volumes de cargas em contêineres de maneira a fazer a unitização. Ele é um transportador marítimo que não opera navios.
O NVOCC tem foco em mercadorias em pouca quantidade e pequenos lotes. Da mesma forma, ele emite o próprio conhecimento de embarque (B/L – Bill of Lading) e assume todos os custos.
Companhias Aéreas
São as empresas que operam as aeronaves de carga e passageiros. Elas transportam produtos em seus porões (passageiros) e nos decks principais (carga). No Brasil é prática que a companhia aérea não atenda o exportador diretamente, precisando este de um agente de cargas.
Agentes de Carga
São intermediadores legais de grande importância no processo de logística internacional, visto que, na maior parte do tempo, oferecem mais serviços integrados do que os dois anteriores.
Os agentes de carga, além de comprar o frete em atacado e vender em varejo, têm boa capacidade de se adaptar aos embarcadores, sendo este um limitador dos anteriores.
Despachantes Aduaneiros
São os representantes legais dos atuantes do comércio exterior, e em alguns casos, oferecem o serviço de transporte internacional, seja por recursos próprios ou com parcerias com agentes de cargas terceiros.
Esses profissionais devem possuir registro da Receita Federal do Brasil (RFB) e trabalham por instrumento específico de procuração.
Assessorias de Comércio Exterior
São empresas experientes em trâmites internacionais que prestam suporte para empresas que não possuem área específica de comércio exterior por falta de necessidade ou de interesse. Dessa maneira, prestam suporte ao importador/exportador e usam o serviço dos agentes de carga e despachante terceiros.
Trading Companies
Empresas que oferecem serviço de importação por encomenda/por conta e ordem, terceirizados com agentes de cargas parceiros, exportação e outros serviços afins.
São uma excelente alternativa para empresas que querem começar a internacionalização e/ou não possuem grande volume ou mesmo experiência no comércio internacional.
Quais as atividades da logística internacional?
Analisar, cotar, acompanhar, conferir, empacotar, paletizar, embalar, embarcar, desconsolidar – são algumas das funções da logística internacional.
Cada elo do processo tem sua importância e função, já que diversas vezes o importador deposita total confiança no agente de cargas, que por sua vez, irá acompanhar cada parte do processo.
Além da parte de contato com a carga em si, existe a questão documental que envolve a conferência de documentos de embarque, etiquetas, Invoices, Packing Lists, fotos (quando aplicável), bem como leitura de temperatura, umidade (quando aplicável) e muitos outros aspectos.
Qual a importância da logística internacional no cotidiano das empresas?
A importância da logística internacional está diretamente ligada à estratégia das empresas. A logística deixou de ser secundária e passou a transitar entre as políticas de crescimento das maiores empresas do mundo.
As principais corporações do mundo possuem áreas robustas de supply chain com dados específicos e dashboards completos, para que o decisor consiga analisar e tomar providências com muita velocidade.
Atualmente, o local em que uma produção está concentrada é estrategicamente desenhada.
Quando o tema é produção de veículos, por exemplo, cada país do mundo produz um ou dois modelos apenas, ficando esta fábrica responsável por se especializar em determinado nicho e enviar o veículo ao mundo por meio da logística internacional. Isso porque é mais fácil ter partes e peças de um modelo em determinado país do que em todas as plantas do mundo.
Em outros mercados, como o de perecíveis, o desafio é levar o produto que possui curto tempo de vida de um local a outro do mundo. Um exemplo são as mangas brasileiras produzidas no Nordeste que chegam ao Japão frescas como se fossem produzidas lá.
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