Quando uma empresa decide começar a importar, algumas dúvidas a respeito do que fazer podem surgir. Esse é um receio compreensível, já que o comércio exterior engloba uma série de processos e procedimentos que devem ser corretamente analisados e executados. Mas isso não deve ser nenhum fator impeditivo para que um(a) empreendedor(a) inicie suas operações no mercado internacional.
Portanto, pensando em auxiliar tanto profissionais quanto empresas iniciantes neste ramo é que o texto abaixo foi elaborado.
Nele você encontrará quais são os principais aspectos a serem levados em consideração e como tornar este processo menos nebuloso e mais assertivo.
Portanto, veja abaixo 5 dicas para começar a importar.
Por que começar a importar?
Foi-se o tempo em que as barreiras físicas limitavam as direções comerciais. Hoje, a internet tornou tudo mais rápido e possível.
Por isso, a pergunta não deveria ser “por que importar?”, mas sim “por que você ainda não importa?”.
A importação permite o acesso à tecnologia e materiais não disponíveis no Brasil. Isso favorece a todos os setores, desde os que lidam com a fabricação de produtos e ou materiais até os que atuam na cadeia produtiva como vendedores ou representantes.
Além de ter acesso a produtos não disponíveis no mercado nacional, inegavelmente a importação possibilita que o acesso a eles se dê de forma mais competitiva.
Essas são algumas das vantagens para que as empresas aprendam a como importar.
Todavia, para que isso se torne uma fonte de benefícios, é preciso atenção a alguns detalhes importantes:
Quais os requisitos para começar a importar?
A primeira e fundamental exigência da Receita Federal do Brasil (RFB) para que uma empresa comece a importar é estar habilitada no RADAR.
Esse é o Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, o sistema através do qual a RFB fiscaliza os importadores.
A habilitação é fácil e realizada de forma eletrônica. Porém, alguns parâmetros necessitam ser cumpridos.
Abaixo você poderá entender quais são e como tais parâmetros funcionam.
Qual a modalidade de habilitação ideal para o meu negócio?
A habilitação no RADAR é possível através de três modalidades diferentes: a Expressa, a Limitada I ou II e a Ilimitada.
Embora a solicitação da habilitação seja rápida e possa ser feita online, cabe à Receita Federal analisar as informações e documentos apresentados e determinar dentro de qual modalidade a empresa se enquadra. Vamos ver resumidamente como funciona cada uma destas modalidades:
- Expressa: exclusivamente para Pessoa Jurídica constituída sob a forma de Sociedade Anônima de capital aberto, Empresa Pública ou Sociedade de Economia Mista, essa modalidade não está sujeita a limites de operação, seja para importação ou exportação.
- Limitada I: para importadores com capacidade financeira igual ou inferior a USD 50 mil, viabiliza a realização de importações até esse limite dentro de um período de 6 meses consecutivos.
- Limitada II: este tipo de habilitação segue os mesmos princípios do item acima. A diferença é que a capacidade financeira deve maior que USD 50 mil e limitada USD 150 mil. O volume de importações no semestre também não poderá passar USD 150 mil.
- Ilimitada: como o próprio nome sugere, não há limite de valor a ser importado. Contudo, para estar habilitada nessa modalidade a empresa necessita comprovar e manter capacidade financeira superior a USD 150 mil.
Agora que falamos sobre o primeiro passo antes de começar a importar, vamos às dicas de sucesso!
5 dicas para começar a importar e garantir o sucesso da sua operação
Como mencionamos no início do texto, realizar uma importação pode trazer muitos benefícios para as empresas. Porém, caso a importação não seja realizada corretamente, ao invés de usufruir do lado positivo, a empresa pode ficar presa aos entraves burocráticos e os prejuízos daí advindos.
Para evitar isso é necessário prestar atenção aos cuidados abaixo mencionados.
Verifique se seu banco de relacionamento é autorizado a operar no mercado cambial
O pagamento ao fornecedor é um dos momentos que gera maior dúvida. Para garantir que o pagamento seja feito corretamente, é preciso o intermédio de um banco ou corretora de câmbio devidamente habilitados a operar no mercado cambial.
Para saber se a instituição financeira de seu relacionamento pode realizar operações de câmbio, clique aqui e confira a lista publicada pelo Banco Central.
Solicite amostras
Embora a internet tenha tornado todo o processo mais ágil e fácil, algumas coisas ainda são insubstituíveis e a tangibilidade é uma delas. Por isso, antes de realizar uma compra e efetuar o pagamento ao exterior, solicite ao exportador amostras do produto.
Dessa forma você poderá avaliar presencialmente a qualidade do material, assim como a durabilidade e se o item se encaixa realmente ao que você precisa.
Esse tipo de análise é importante, inclusive, para verificar aspectos como cor ou aroma. Afinal, essas são características que ainda não podem ser corretamente percebidas pela internet e assim você terá mais segurança a respeito do produto que pretende importar.
Contrate um Despachante Aduaneiro
Ao começar a importar é essencial que a empresa contrate um Despachante Aduaneiro para que ele possa realizar procedimentos como o registro da Declaração de Importação ou do Licenciamento de Importação.
Nesse ponto, é necessário ter atenção ao prestador de serviço a ser contratado. Esse deve ser um profissional experiente que possa auxiliar e esclarecer possíveis dúvidas com relação aos procedimentos.
Acompanhe a cotação do dólar
O Comércio Exterior baseia suas atividades em negociações entre os mais diversos países. Por isso, é indispensável estar atento às flutuações econômicas mundiais.
Não somente a cotação do dólar, mas outras moedas fortes como Euro e Libra também merecem atenção.
Mas por que isso é necessário? Obviamente não é possível mudar a cotação existente, porém, acompanhar constantemente as oscilações das moedas é possível antever algumas tendências e reduzir o impacto e o custo do processo com elas.
Por exemplo, em uma negociação cujo prazo de pagamento seja 120 dias após o embarque, significa que o pagamento ao exportador deverá ser realizado dentro desse período. No entanto, caso se observe uma baixa considerável na cotação da moeda negociada, e haja disponibilidade de caixa, é possível antecipar esse pagamento e, assim, reduzir o custo final da operação.
Desenvolva fornecedores com a ajuda de uma Trading
Quando se trata de começar a importar, é preciso ter em mente que, assim como em uma negociação de compra e venda nacional, ter bons fornecedores pode ser um grande diferencial.
Muitas empresas, especialmente as que estão iniciando no comercio exterior, podem enfrentar uma certa dificuldade em encontrar parceiros comerciais confiáveis e com produtos de qualidade.
É neste ponto que uma Trading Company pode ajudar sua empresa.
Afinal, a Trading possui experiência no mercado internacional e conta com setores de sourcing, ou seja, de pesquisa e desenvolvimento de fornecedores no exterior para seus clientes.
Conte com a Hbex para deslanchar nas suas importações
O conhecimento específico do setor auxilia na tomada de decisão quanto ao início das atividades no âmbito internacional e reduz a chance de erros comuns que geram multas e penalidades.
Iniciar no mercado externo pode ser uma ótima oportunidade para sua empresa crescer. Faça isso da forma correta e com profissionais confiáveis e competentes e você verá que o mercado internacional é uma poderosa ferramenta de crescimento para sua empresa.
Para isso você pode contar com a Hbex – uma Trading Company com experiência no mercado e que atua com serviços de importação e assessoria.
Oferecemos também aos nossos clientes o uso dos benefícios de importação através dos processos de Conta e Ordem e Encomenda.
Além disso, operamos com exportação e podemos auxiliar no processo de internacionalização de sua empresa.
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